loading...
Chás

Chá - Como Fazer

11:49:00






Ele deve ser cozido em vasilha de vidro refratário ou esmalte. Não deve ser guardado para o dia seguinte. E, além disso, pode ser feito de vários modos. Conhecendo esses segredos você tira o máximo proveito do chá, este caseiro, barato e santo remédio.

Abafamento

Ponha no fogo uma panelinha com água. Quando estiver fervendo, acrescente a erva. Deixe ferver por mais 5 minutos. Apague o fogo, tampe a panela e deixe mais 5 minutos. Coe e o chá está pronto para ser servido.

Infusão

Coloque a erva numa vasilha e em outra ponha a água para ferver. Assim que começar a fervura, despeje a água sobre a erva. Deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, coe e sirva.

Cozimento

Numa panela com água fria coloque as ervas e leve ao fogo. Deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. Este chá é ideal para as plantas que não possuem perfume e não perdem suas propriedades quando cozidas.

Maceração

Para fazer chá, basta deixar as ervas de molho em água fria durante 10 ou 12 horas (no caso de folhas, flores e sementes). As hastes, cascas e raízes devem ficar na água de 16 a 18 horas.



Dicas de chás

Açafrão: Ótimo no tratamento de asma, coqueluche, cálculos biliares, males do fígado e bexiga. No uso dessa planta é aconselhável o chá em infusão feito com 8 ou 10 estigmas de açafrão verde ou seco.


Angélica: Usa-se todas as partes da planta para o chá em infusão que combate com eficácia dores de cabeça, ataques de bronquite, reumatismo, tétano, rouquidão e várias formas de disenteria. Também é usado para dores nas costas, quando deve ser aplicado em compressas.


Barbatimão: As cascas cozidas são ótimo remédio para a blenorragia, as diarreias e as hemorragias. Maceradas e transformadas em pó, podem ser aplicadas em feridas externas.


Batata-doce: O chá cozido das folhas atua nas infecções da garganta e tumores na boca.


Calêndula: O chá em infusão, feito das folhas, é indicado para o tratamento das úlceras duodenais. As folhas maceradas são eficazes na cicatrização de feridas e úlceras externas.



Atualizado: 12/11/2015


Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...