loading...
Boas Iniciativas

Como Fazer Xaxim Agroecológico - Cera

22:50:00


Cera

Podem ser aplicados diversos tipos de cera, como parafina, cera de carnaúba ou cera de abelha. A parafina é de mais fácil obtenção e manuseio. Derrete em temperatura de aproximadamente 60ºC, o que facilita a sua aplicação. A plasticidade da parafina evita que os vasos fiquem quebradiços, aumentando a sua durabilidade.
A parafina é um material derivado do petróleo e não pode ser utilizada na impermeabilização do xaxim, quando o objetivo for gerar um produto que possa ser classificado como orgânico (com origem na agricultura orgânica). Nesse caso, pode ser usada a cera de carnaúba, que é um material renovável. Recomenda-se a cera de carnaúba Tipo 1, ou carnaúba Flor, que é uma cera de melhor qualidade, geralmente utilizada em marcenaria. A cera de carnaúba é mais difícil de se trabalhar, pois tem pouca plasticidade, derrete em temperatura de aproximadamente 95ºC, e solidifica rapidamente na temperatura ambiente. Os vasos obtidos com sua aplicação são mais quebradiços, com menor durabilidade.

Não há relatos sobre o uso de cera de abelha para produzir recipientes semelhantes ao xaxim agroecológico, mas esse produto pode ser uma alternativa adequada, pois apresenta características muito semelhantes às da parafina.


O intuito desta publicação é de divulgar o trabalho de pessoas comprometidas na preservação da Natureza e com o consumo responsável dos recursos naturais em prol da humanidade.

Como Produzir Xaxim Agroecológico - Substrato
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Milheto
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Cera
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Moldes
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Etapas do Processo Produtivo
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Armazenamento, Embalagens e Transporte

Fonte/Créditos: Embrapa
Marco Antonio de Almeida Leal
Embrapa Agrobiologia
BR 465, km 7, CEP 23.851-970, Seropédica, RJ
Caixa Postal 74505
Fone: (21) 3441-1500
Fax: (21) 2682-1230
Home page: www.cnpab.embrapa.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...