loading...
Boas Iniciativas

Como Produzir Xaxim - Substrato

22:52:00



Segundo a Embrapa, que desenvolveu o processo de produção do vaso de xaxim agroecológico, não é necessário utilizar um substrato específico para a confecção do xaxim agroecológico, mas a obtenção de produtos de qualidade depende, também, da qualidade dos substratos utilizados, que devem estar estabilizados, apresentar elevados teores de nutrientes e possuir boa capacidade de retenção de água.
É fundamental que os substratos empregados na produção do xaxim estejam isentos de contaminação biológica. Muitos substratos são obtidos com matérias-primas que podem apresentar elevada carga de contaminação biológica, como é o caso do esterco bovino, o qual pode estar contaminado com enteropatógenos de alta periculosidade para a saúde humana, como Escherichia coli e Salmonella. Geralmente, o xaxim é usado em ambiente doméstico e não pode, assim, constituir uma fonte de risco para os seus consumidores. Quando o substrato é obtido a partir de materiais que podem apresentar grande teor de contaminação biológica, é preciso assegurar-se de que essa contaminação seja eliminada durante o processo de produção do substrato ou do xaxim.
Também é necessário que o substrato apresente elevada quantidade de matéria orgânica. Muitos materiais, como o húmus de minhoca, podem apresentar níveis de matéria orgânica abaixo de 50%, o que gera a produção de vasos muito pesados e quebradiços, além de causar redução na eficiência para proporcionar condições ideais de desenvolvimento das plantas a serem cultivadas no xaxim.

Recomenda-se o uso de substratos de origem inteiramente vegetal. A Embrapa desenvolveu substratos obtidos por meio da compostagem de formulações à base de capim-elefante ou bagaço de cana, misturado com torta-de-mamona. Os substratos inteiramente vegetais oferecem diversas vantagens, como o emprego, em sua produção, de materiais de fácil obtenção, e que apresentam reduzida carga de contaminação biológica; podem ser produzidos em pequenas áreas, sem necessidade de infraestrutura e equipamentos especiais; apresentam elevado teor de matéria orgânica e de nutrientes; e têm comprovada eficiência para a produção de xaxins. São produtos que podem ser certificados como orgânicos.

O intuito desta publicação é de divulgar o trabalho de pessoas comprometidas na preservação da Natureza e com o consumo responsável dos recursos naturais em prol da humanidade.

Como Produzir Xaxim Agroecológico - Substrato
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Milheto
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Cera
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Moldes
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Etapas do Processo Produtivo
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Armazenamento, Embalagens e Transporte

Fonte/Créditos: Embrapa
Marco Antonio de Almeida Leal
Embrapa Agrobiologia
BR 465, km 7, CEP 23.851-970, Seropédica, RJ
Caixa Postal 74505
Fone: (21) 3441-1500
Fax: (21) 2682-1230
Home page: www.cnpab.embrapa.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...