loading...
Conheça as Espécies

Árvore que Anda

22:08:00




A palmeira Socratea exorrhiza ou palmeira Paxiubeira pertence a família Arecaceae e é a única árvore no mundo que pode se mover de lugar sozinha, intrigando muitas pessoas, que geralmente tendem em não acreditar neste inusitado fenômeno.
Natural de locais alagados a Palmeira andante pode ser encontrada por toda a América Central, no Brasil é encontrada na bacia do Amazonas, no Mato Grosso, Acre, Amapá, Maranhão e Pará sendo muito fácil de ser identificada por causa de suas estranhas raízes aéreas que permitem sua sustentação e que também possibilitam sua locomoção.
Quando ela percebe fisiologicamente que o local onde está vivendo não é adequado, como sob a sombra de uma árvore, por exemplo, ela começa a direcionar as novas raízes para o lado e as antigas raízes apodrecem, ou seja, suas raízes tendem sempre em buscar a luminosidade. Como as novas raízes estão todas em uma nova direção, todo o “corpo” da palmeira é movido para ser sustentado onde as novas raízes se fixaram.
Estima-se que desta maneira a Palmeira andante pode se locomover até 2 metros de seu local original, isso no decorrer de toda a sua vida, mas convenhamos que para uma árvore, este feito é algo incrível.
Este estranho fenômeno pode ter sido herdado pela evolução da espécie durante sua adaptação aos locais alagadiços. Suas raízes atingem até 2 metros de altura, formando um cone ao redor da palmeira com até 25 raízes, oferecendo maior equilíbrio para a planta, que pode chegar até 20 metros de altura e ajudando alcançar a luz mais facilmente em meio as demais árvores de outras espécies.
Desta palmeira se extrai madeira para construções devido a sua resistência e seu caule amargo também pode servir de alimento e seus frutos são muito apreciados pelos pássaros.
A Palmeira andante pode ser cultivada em locais alagados como também em terra firme, é muito apreciada no paisagismo por ser muito ornamental.
Dependendo da região pode ser conhecida pelos nomes populares de castiçal, zancona, bombom ou baxiúba e segundo crenças repassadas ao longo do tempo, o extrato das raízes aéreas da palmeira andante são afrodisíacos.
Sua propagação se faz por sementes e para cultivo em jardins prefira cultivá-la ao sol pleno ou meia sombra, com regas constantes. Sementes da palmeira andante podem ser adquiridas em sites de vendas pela internet (mercadolivre) por um preço convidativo.














Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...