loading...
Combate a Pragas e Doenças

Bulbine frutescens - A Cebolinha-de-jardim

21:11:00




A Bulbine frutescens pertencente a família botânica Asphodelaceae possui propriedades medicinais reconhecidas mas, não é por esta qualidade que ela se tornou tão difundida e sim pelas suas qualidades ornamentais.
Sua inflorescências possui flores bem pequenas de coloração amarela ou laranja, que despontam durante a Primavera  e Verão em racemos longos, bem acima da folhagem, atraindo para seu jardim muitas abelhas, principalmente em regiões quentes onde floresce quase o ano inteiro.
No Brasil ficou conhecida popularmente como Bulbine, bulbínea, cebolinha-laranja ou cebolinha-de-jardim onde é cultivada de diversas formas: em maciços, canteiros, bordaduras ou ao longo de muros, ficando também muito decorativa em vasos e floreiras, seja de forma isolada ou fazendo composição com outras plantas.
Embora seja originária da África do Sul esta bela espécie se adaptou bem ao clima brasileiro, atingindo de 20 a 30 cm de altura, sempre cultivada em sol pleno, é tolerante ao frio, ao solo mais seco e não exige muitos cuidados, a não ser regas em longa ausência de chuva, sua poda é apenas para limpeza de suas inflorescências secas para se estimular a novas brotações.
Seu ciclo de vida perene, o melhor tipo de solo é o rico em matéria orgânica e com boa drenagem, a adubação pode ser feita com composto orgânico pelo menos uma vez ao ano. A sua propagação se faz pela divisão de touceiras, que devem ficar em ambientes protegidos até se desenvolverem e por meio de sementes.
As folhas da Cebolinha de jardim são cilíndricas, estreitas, alongadas, suculentas e bastante numerosas, bem semelhantes as folhas da cebolinha de horta, seus frutos são pequenas cápsulas arredondadas, com sementes de coloração preta que geralmente são dispersas pelo vento.
Por ocasião do plantio misture bem no solo esterco animal, sempre muito bem curtido ou composto orgânico.
Encontrada em viveiros de mudas ou floriculturas com preço considerado de baixo custo.









Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...