loading...
Como Plantar

Tom Tato - A Planta 2 em 1

21:13:00



Você acreditaria que existe uma planta que possa produzir no mesmo pé, batatas e tomates ao mesmo tempo? Acredite isso é possível.
Essa exótica espécie tem sido chamada de 'Tom Tato' (em inglês: tomato+potato) e foi desenvolvida por uma empresa britânica, misturando as espécies Solanum lycopersicum e Solanum tuberosum.
O sucesso desta mistura esta no fato das duas espécies misturadas serem vegetais da mesma família Solanaceae, propiciando o emprego da técnica de enxerto, que consiste em ligar partes de duas plantas, unindo-as através de um gancho plástico, que se romperá a medida que as plantas se desenvolverem e posteriormente sejam transplantadas em pequenos vasos, para que cresçam juntas e possam ser comercializadas.
A espécie de tomate utilizada é o cereja, um tomate que possui sabor característico e com alta produtividade, cerca de até 500 tomatinhos na parte aérea da planta, já a batata é produzida nas raízes da planta.
A curiosa planta foi desenvolvida para que haja mais aproveitamento de espaço na produção de alimentos e levando em conta o conceito de ter uma horta caseira dentro de um vaso.
Em momento algum acontecem cruzamentos genéticos que dão origem a vegetais híbridos. Como é impossível cruzar tomateiro com um pé de batata, o enxerto consiste de duas plantas diferentes em uma só e não um híbrido.
O maior desafio da empresa agrícola Thompson & Morgan é criar artesanalmente mais de 34.000 mudas por ano desta nova espécie, já que para tudo dar certo, o caule do tomateiro e o da batateira têm de ter a mesma espessura para que o enxerto funcione corretamente e a planta produza simultaneamente.
Não pense que foi fácil, esta novidade vem sendo testada a mais de 15 anos, mas só agora produziu batatas e tomates ao mesmo tempo.
Quer ter uma espécie desta em sua casa? Mudas podem ser compradas pela internet por cerca de 10 a 20 libras, dependendo do tamanho da planta e recebê-la com toda comodidade pelo Correios.

Olha o link aí:







Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...