loading...
Como Plantar

Gliricidia sepium

21:21:00





A Gliricidia sepium é uma árvore nativa da América Central e ficou conhecida popularmente no Brasil como Mãe-do-cacau, isso por que antigamente ela era usada para sombrear plantações de cacau, que só se desenvolve em meia-sombra.
A Mãe-do-cacau atinge de 3 metros (em dois anos após o plantio) até 10 metros de altura quando adulta e seu crescimento rápido foi um dos principais motivos para que fosse disseminada por todas as regiões do Brasil e por ter sido largamente utilizada nas plantações de cacau.
Rústica e de fácil cultivo a Mãe-do-cacau tem ramagem ampla com folhas compostas e folíolos ovalados, menos no Outono e Inverno quando ela fica sem folhas.
No final do Inverno a Mãe-do-cacau promove um verdadeiro espetáculo com suas inflorescências, alongadas e repletas de flores rosadas com uma mancha central amarelada, surgindo de toda sua ramagem, as inflorescências lembram os cachos de flores da famosa trepadeira glicínia, são levemente perfumadas e muito ornamentais.
Seus frutos são vagens lenhosas, onduladas e repletas de sementes, muito difundidas por serem utilizadas como veneno para ratos, tanto que em determinadas regiões ficou conhecida também pelo nome de matarraton.
A Mãe-do-cacau pode ser amplamente utilizada em arborização de ruas, parques e jardins ou em locais que necessitem de sombreamento rápido. Aprecia solo rico em matéria orgânica, úmido e bem drenado, sua propagação é feita facilmente por meio de sementes.
Também é encontrada na variedade alba de flores brancas.







Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...