loading...
Conheça as Espécies

O Uso da Cerca Viva

08:47:00




Se vocĂȘ busca um pouco de verde, de flores e de cheiro de mato, nada melhor do que utilizar uma cerca viva. Apesar da violĂȘncia da modernidade, Ă© possivel utilizar este recurso sem comprometer a segurança e ainda garantindo um Ăłtimo partido para o projeto paisagĂ­stico. 
VĂĄrias plantas podem ser usadas como cerca-viva e cada uma delas apresenta um efeito diferente. Para obter uma boa cerca viva o importante Ă© cultivar espĂ©cies que tenham folhagem uniforme, densa, alta e volumosa, para que possam ser transformadas em verdadeiros "muros" verdes, atravĂ©s das podas ou mesmo representem uma barreira natural. 
As cercas-vivas possuem trĂȘs funçÔes bĂĄsicas: impedir o acesso, preservar a privacidade e bloquear os ventos. Para cada uma destas tarefas existe uma ou mais espĂ©cies, bem como a forma certa de cultivĂĄ-las.
Diversas plantas jĂĄ se tornaram famosas por seu uso em cercas viva, como por exemplo, o SansĂŁo do campo, a Primavera, o Hibisco, o Pingo de ouro, a Murta, o Podocarpo, entre outros.
Muito usado como cerca-viva, o fĂ­cus (Ficus benjamina) esta longe de ser condiderado uma boa opção. AlĂ©m de possuir raĂ­zes agressivas, que podem colocar em risco qualquer construção existente em um raio de 5m de cada exemplar, ele Ă©, na verdade, uma ĂĄrvore de grande porte que chega a medir bem mais de 10 mts. de altura. Apesar disto, ainda Ă© possivel verificar muitas residĂȘncias utilizando esta planta para esse fim, talvez pelo desconhecimento sobre o que ela pode causar. 


O ideal, antes de definir a espécie a ser utilizada como cerca-viva, é informar-se sobre seu porte e características gerais. Outro erro comum é o uso de cedrinho como cerca-viva. Também se trata de uma årvore de grande porte e, apesar de ser muito eficiente quando o objetivo é bloquear o vento, ele só deve ser usado em jardins muito amplos e em locais onde sua altura serå uma aliada futuramente e nunca um incoveniente.
Para podar cercas-vivas vocĂȘ vai precisar de tesourĂŁo especial para poda, ceifadeira ou cortador eletrico de cerca-viva, mas sobretudo, irĂĄ precisar de muita disposição para efetuar o trabalho, que deve ser feito a cada um ou dois meses, dependendo da velocidade de crescimento da espĂ©cie escolhida. 
Lembre-se ainda que a beleza de sua cerca está na manutenção da mesma. É aconselhável não descuidar da limpeza, retirando folhas secas e podando toda vez que a cerca começar a perder o formato retangular característico, que imita um muro.
No caso de trepadeiras, é preciso controlar as espécies mais vigorosas, para que elas não avancem para as casas vizinhas ou tornem-se um "matagal", escondendo a fachada.
A adubação, com material orgùnico ou NPK 10-10-10, pode ser semestral, mas não se esqueça de manter uma boa irrigação, afinal, a cerca precisa ser mantida sempre viva.
Uma cerca viva bem elaborada e cuidada regularmente pode ser uma Ăłtima opção para valorizar sua residĂȘncia, casa de veraneio, chĂĄcara ou sĂ­tio. 
Alguma espĂ©cies podem ser Ășteis para tapar a visĂŁo e ainda oferecer belas flores coloridas, esse Ă© o caso do hibisco, que tem manutenção fĂĄcil e floração abundante, outra boa opção para se ter flores coloridas Ă© a utilização da Primavera.





Postagens Relacionadas

0 comentĂĄrios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...