loading...
Boas Iniciativas

Como Fazer Adubo - Cascas de Ovos

18:57:00




Utilizando cascas de ovos para adubar plantas

Indispensáveis na preparação de alimentos como bolos, pães e omeletes, os ovos depois de utilizados na culinária ainda podem beneficiar suas plantas, se transformando numa importante fonte de energia. Temos o péssimo hábito de jogar a casca do ovo no lixo desperdiçando uma importante fonte de nutriente para as plantas e o solo: o cálcio.
A casca do ovo contém, em média, 5,6 g de matéria inorgânica, sendo a maior parte composta de carbonato de cálcio (96%) e o restante de carbonato de magnésio (1%) e fosfato de cálcio (1%). A parte orgânica, pouco expressiva, é representada por proteínas.
Por ser rica em cálcio a casca do ovo disponibiliza um elemento fundamental e indispensável para o metabolismo vegetal. O cálcio participa na formação da parede celular dos vegetais, dessa forma está intimamente ligado ao desenvolvimento estrutural das plantas (formação de folhas, caule e raízes). Consequentemente, a deficiência desse elemento pode ser detectada quando as folhas mais novas de uma planta apresentar clorose (amarelecimento das folhas) internerval seguida de necrose (secagem das folhas) e crescimento desuniforme, além de morte das gemas terminais.
Além de nutrir a planta, a casca pode ser empregada para correção do pH de solos ácidos, visto que um solo com pH ácido dificulta a liberação de elementos vitais  para as plantas.
Ao invés de jogar as cascas de ovos no lixo, podemos aproveitá-las como adubo natural, para isso, basta secá-las e depois triturá-las em um liquidificador até que a mistura vire um pó. O pó ou farinha gerado pode ser jogado diretamente sobre a terra e ao redor das plantas, geralmente de uma a duas colheres de sopa da farinha por vaso de planta.
A farinha de cascas de ovos pode ser utilizada em hortaliças (alface, salsinha, hortelã, etc.), árvores frutíferas, nativas e ornamentais.
Aproveitar as cascas dos ovos para gerar adubo natural, além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, permite a produção de um excelente adubo natural, que melhorará a nutrição mineral de nossas plantas e a fertilidade do solo.



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...