loading...
Consciência Verde

Verduras Vs. Concreto

21:42:00



Uma pequena e funcional horta pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar e o concreto não é mais inimigo desta inteligente prática de cultivar alimentos, pelo contrário, o concreto agora é um aliado.
Com as constantes evoluções da construção civil, poucos terrenos ficaram sem revestimento, muito diferente da minha época de menino, que quase todos os terrenos no fundo das residências eram de terra descoberta. Hoje porém o pedaço de terra que sobra das construções no fundo da casa, geralmente dão lugar a uma bela piscina, áreas de lazer e até academias, muitas vezes até extinguindo-se a prática de cultivo de flores ornamentais.
Num passado não muito distante essas sobras de terreno eram cheios de plantas, ervas aromáticas e até verduras. Os tempos mudaram mais muita gente ainda se mantém fiel a tradição de cultivar alguma espécie no fundo de casa, seja para fazer um chá, temperar algum alimento e até mesmo cultivando poucos legumes e verduras para o próprio consumo.
Ter um pé de tomate cereja no fundo de casa não é impossível e seu cultivo pode acontecer de maneira bem fácil, com a ajuda de um vaso de concreto ( recipiente com capacidade mínima de 12 litros), já a hortelã, salsinha e cebolinha irão precisar que se tenha uma pequena jardineira (sempre com boa profundidade).
Os diferentes e inúmeros modelos, tamanhos e formatos de vasos e floreiras abrem um leque de possibilidades para que você tenha uma micro horta no fundo do seu quintal e ainda possa utilizá-los como ornamentação para o ambiente. Se você quiser esse tipo de cultivo pode ser feito até mesmo em conjunto com as plantas ornamentais, utilizando o mesmo vaso para cultivar tanto alimentos e temperos, como plantas.
Se a hortinha for estrategicamente pensada, poderá fazer o papel das plantas e se tornarem muito ornamentais no seu quintal.





Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...