loading...
Cactos e Suculentas

Como Plantar Cactos e Suculentas

09:59:00




Os cactos e suculentas são as espécies ideais para pessoas que não tem muito tempo para cuidar das plantas, mas que deseja ter um pequeno ou micro jardim em casa ou no apartamento.
O local deve ser arejado e com muita luminosidade, os cactos e suculentas não necessitam de muitas regas, o que facilita seu cultivo até mesmo por aquelas pessoas descuidadas, que se esquecem que plantas precisam de água para viver.






6 Dicas para Cactos ou Suculentas


1º Solo: É essencial ter um solo com boa drenagem, ele quem vai garantir que seus cactos e suculentas não morram por excesso de água. Misture areia e terra adubada na proporção 2 partes de areia e 1 parte de terra adubada.

2º Cobertura do Solo: Opte por pedras britas de diferentes dimensões, elas ajudarão na drenagem e ainda fará com que seu jardim de cactos e suculentas fique com um visual muito ornamental. Pedrinhas de aquário são uma boa opção, possuem várias cores, tamanhos, são fáceis de encontrar e o preço é baixo.

3º Escolha das Mudas: Escolha diferentes tipos de espécies para compor seu jardim, procure plantá-las juntas, o visual é muito bom quando misturamos diferentes cores, texturas, formatos e tamanhos de cactos e suculentas num mesmo vaso. Escolher um exemplar de cactos maior para ser o ponto focal do mini jardim, também deixa o vaso muito mais valorizado esteticamente.

4º Melhor Vaso: O vaso não pode ser muito fundo, prefira vasos no tipo bacia, outra dica importante é que o tamanho do vaso deve ser proporcional ao das plantas que você pretende cultivar. Preencha o fundo do recipiente com argila expandida ou pedriscos para garantir uma boa drenagem.
Jamais cultive qualquer tipo de planta em vasos que não tenham um orifício para escoar o excesso de água das regas, isso evita o apodrecimento das raízes da planta.
Depois de colocar as pedrinhas da drenagem, cubra o vaso até a metade com o substrato que você fez. Coloque primeiro as plantas maiores. A sugestão é dispô-las na parte de trás do vaso, organizando em seguida as plantas menores no espaço que estiver sobrando. Por último, preencha o vaso com o substrato que você preparou.

5º Acabamento: Cubra o vaso com pedras pequenas e depois, para finalizar, coloque algumas pedras maiores para enfeitar o mini jardim.

6º Cuidados: Os cactos e suculentas precisam de boa luminosidade para se desenvolverem bem. Na sombra, crescem tortos em busca de sol, não florescem e correm o risco de definhar e morrer. A luminosidade é outro fator imprescindível, se morar em apartamento a sacada é uma boa opção, caso contrário recorra a luminosidade próxima de uma janela. O ambiente deve ter boa circulação de ar.
O jardim pode ser regado a cada quinze dias durante o Verão ou quando notar que o solo estiver bem seco. Durante o Inverno, é preciso ter mais cuidado para não deixar o solo muito úmido, senão as plantas apodrecerão. Não se preocupe muito com a falta de regas, as raízes ou folhas dos cactos e suculentas armazenam a água necessária para sua sobrevivência retirando a umidade do próprio ar.
Não se esqueça de que as plantas são como nós, precisam de alimento, então esporadicamente fertilize seus cactos e suculentas com adubos NPK, existem fórmulas específicas destes fertilizantes para cactos e suculentas, são facilmente encontrados em viveiros de mudas, floriculturas e até em hipermercados.
Vamos lá, mãos a obra.








Visite também nossos Blogs: MultifloraMulti VasosMais PlantasBela FloreSegredo das OrquídeasRemédios da VovóPet de CasaReceitas TianastaciaJardim de Remédios, Moldes Fibratech e Portal Multiflora um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas Redes Sociais.
Aprenda como plantar flores, plantas e frutíferas, saiba qual melhor adubo ou fertilizante usar, qual melhor substrato ou solo ideal para produzir muitas frutas, plantas e flores.
Conheça as plantas raras e flores exóticas, qual melhor vaso para plantar, como fazer podas e a quantidade correta para ter flores no jardim o ano todo.
Dicas de como cultivar suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, plantas carnívoras, rosas, samambaias, trepadeiras, plantas de ar, palmeiras, bonsai, rosas do deserto, ervas aromáticas, plantas aquáticas e gramados, com os diversos tipos e qualidades de grama melhor indicado para cada região.
Entenda qual melhor planta para luz direta, luz indireta, meia sombra, locais sombreados, qual planta é ideal para plantar em regiões litorâneas, qual planta resiste a salinidade e climas de frio intenso com geadas.
Aprenda montar você mesmo, jardins de inverno, jardins desérticos, jardins verticais, como fazer orquídea florir e ter flores coloridas no jardim o ano inteiro, como atrair passarinhos, borboletas e beija-flor ao jardim.
Dicas de receitas caseiras para combater pragas e infestações de pulgão, cochonilha, formigas, lagartas e fungos, entenda qual melhor veneno para acabar com cada tipo de ataque ao seu jardim.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...