loading...
2016

Ipomoea purga - Ornamental Pouco Valorizada

09:53:00



Nativa do México, a Ipomoea purga pertencente a família botânica Convolvulaceae é uma espécie de trepadeira que ficou popularmente conhecida no Brasil como Jalapa ou Batata-de-purga. É encontrada no Brasil em grande quantidade principalmente do centro sul do país até o nordeste, onde encontrou clima favorável para seu rápido desenvolvimento.
Embora a Jalapa seja muito conhecida e utilizada no Brasil como planta medicinal, por aquí sua beleza como planta ornamental não é valorizada, já na China, a Jalapa é muito apreciada neste sentido, principalmente pela beleza de seus frutos (cápsula ovoide com 4 sementes).
Entre as propriedades medicinais contidas no chá podemos destacar o poder anti-inflamatório, febrífugo e depurativo. No alívio de dores o chá se mostra eficaz, pois possui substâncias analgésicas. Por funcionar como diurético, o chá auxilia na eliminação de toxinas pelo corpo e pode até ajudar na perda de peso.
Seus princípios ativos são o ácido cafeico,  jalapinha, ácido jalapinólico, resina, escopoletina, amido e ácido valérico, e também contém características medicinais analgésicas, anti-inflamatórias, depurativas, diuréticas, energéticas, febrífugo, laxante e purgativa.
Alguns cuidados devem ser tomados no que diz respeito a dosagem de chá de Jalapa a ser ingerida, pois em grande quantidade o chá pode causar náuseas e dores espasmódicas, crianças, gestantes e lactantes só podem consumir Jalapa com autorização médica.
A Jalapa apresenta raízes tuberosas, grandes, amiláceas e resiníferas, apresenta caule trepador e folhas alternas com medidas de 9 cm de comprimento por 5 cm de largura que são cordiformes e lisas, com coloração verde escura na parte superior e tons esbranquiçados na parte inferior.
Na medicina caseira utiliza-se o tubérculo da Jalapa, já seco para decocção.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...