loading...
Combate a Pragas e Doenças

Aprenda Como Fazer Adubo Caseiro

11:05:00



É possível transformar cascas de árvores, pequenos gravetos, folhas mortas, restos de comida, aparas de grama, papel e papelão em fertilizante através do processo de decomposição. 
O processo é simples e qualquer pessoa pode fazer com uma composteira caseira, ou seja, uma pequena caixa de madeira ou de tijolos.
Para dar ânimo a um solo cansado sem nenhuma despesa, basta você usar este composto orgânico preparado na sua própria casa. Trata-se de um adubo de alta qualidade e sobretudo natural.
Antes de mais nada vamos precisar de uma caixa de madeira ou tijolos sem fundo para que os detritos fiquem em contato com a terra a fim de se decomporem mais rápido e evitar mau cheiro. 

O ideal é que esta caixa seja quadrada com cerca de 1m de altura por 1m de largura e de preferência que tenha uma abertura frontal, de onde vamos remexer nosso adubo orgânico semanalmente até que ele fique pronto. 
Para formarmos nosso adubo vamos precisar de detritos fibrosos tais como restos de casca de árvores, folhas, cascas de ovos trituradas, ervas daninhas, papelões, serragem, gravetos, etc, estes são chamados de detritos fibrosos e são de difícil fermentação, mas com a adição de detritos inoculantes ou seja de rápida fermentação como esterco, farinha de sangue, torta de algodão, farinha de ossos ou torta de mamona, o processo de decomposição ficará mais rápido. 
A quantidade ideal para misturarmos destes detritos são:
1 parte de material inoculante para cada 3 partes de produtos fibrosos. 
Comece fazendo camadas de 10 à 15cm, alternadas com uns 5cm de terra, molhe bem e cubra no final com uma camada de terra de jardim. É aconselhável remexer semanalmente esta mistura para que o processo de decomposição seja bem uniforme. 
A água da composteira vai evaporando então é necessário sempre ir molhando para acelerar o processo, que levará de 3 a 4 meses para ser concluido. 
Quando você notar que o material já apresente uma cor escura e uniforme e sem cheiro você já pode usá-lo adicionando em vasos e à terra do jardim.
O uso desta mistura deve ser em pequena quantidade, somente uma forração fina. 
Adubo natural é a melhor opção para suas plantas e não agride o Meio Ambiente. 

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...