loading...
Conheça as Espécies

Acariçoba

00:34:00




NOME CIENTÍFICO: Hydrocotyle bonariensis Lam.
FAMÍLIA BOTÂNICA: Apiaceae.
SINONÍMIA: Erva-capitão.
HABITAT: Espécie autóctone do Brasil, ocorrendo ao longo de todo o litoral, vegetando em áreas alagadas, praias, dunas, terrenos sombrios e várzeas úmidas. É espécie pioneira de restinga litorânea. Encontra-se na natureza associada à Sporobulus ou Iresine portulacoides e Paspalum vaginatum.
FITOLOGIA: Planta herbácea, perene, glabra, prostrada e rizomatosa, de caule delgado. Folhas longo-pecioladas, estipuladas, palmadas, orbiculares peltadas, crenadas, grossas, glabras, pouco pilosas, com 15 a 20 nervuras radiadas, medindo 20 a 30cm de altura e 4 a 6cm de diâmetro. As flores são brancas ou amarelo-pálidas, pequenas, numerosas, dispostas em umbelas irregulares, longo-pedunculadas, axilares e irregulares. Fruto elíptico e achatado.
CLIMA: Espécie de clima tropical a subtropical. É heliófita e higrófita.
SOLO: A planta é encontrada em solos arenosos, uliginosos e ácidos.

AGROLOGIA:
·    Espaçamento: 0,3 x 0,3m.
·    Propagação: sementes e segmentos do rizoma.
·   Plantio: é feito diretamente a campo, de preferência em solo arenoso, para facilitar a colheita de rizomas de melhor qualidade. As sementes podem ser postas a germinar em substrato organo-mineral. Pode-se plantar o ano todo e m regiões cujo inverno não é muito rigoroso.
·    Irrigação: fornecimento regular de água à planta assegura a obtenção de plantas viçosas, precoces e suculentas.
·    Colheita: inicia 4 a 5 meses após o plantio.

PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS: Anti-reumática, emética, diurética, desobstruente do fígado e dos rins, purgativa, aperiente, anti-hidrópica e emética em doses mínimas.
INDICAÇÕES: O suco da planta combate sardas e outras manchas dérmicas. Preparada em pasta, serve como masticatório. Também indicada para o tratamento de erisipelas, escrófulas, sífilis, morféia e afecções tuberculosas.
TOXICOLOGIA: Não deve ser utilizadas pelas gestantes. As folhas, em altas doses são tóxicas.
OUTRAS PROPRIEDADES: O rizoma branco tem aroma e sabor de salsa.



ACARIÇOBA-MIÚDA

NOME CIENTÍFICO: Hydrocotyle leucocephala Cham. e Schl.
FAMÍLIA BOTÂNICA: Apiaceae.      
SINONÍMIA: Cicuta-falsa, erva-capitão-da-miúda, orelha-de-onça-rasteira.
FITOLOGIA: Erva de caule rasteiro, pequena, um pouco pilosa, as vezes glabra. Folhas pecioladas, reniformes, crenadas, pubescentes. As flores são brancas, pequenas, dispostas em umbelas simples com 20 a 30 flores.
CLIMA: Prefere regiões de clima tropical e subtropical. É umbrófita.
SOLO: Desenvolve-se bem em solos úmidos ou até mesmo os uliginosos.
AGROLOGIA:
·     Espaçamento: 0,30 x 0,20m.
·   Propagação: sementes e estacas radicantes. As sementes são postas a germinar em substrato organo-mineral, enquanto que as estacas em areia ou vermiculita.
·  Aclimatação: as mudas produzidas por estacas devem ser sombreadas até o seu pleno enraizamento.
·      Plantio: outono e primavera.
·      Colheita: inicia dois meses após o plantio.

PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS: A raiz é diurética e desobstruente do fígado. Em quantidades maiores passa a ser emética.
INDICAÇÕES: O suco da planta combate sardas e outras manchas dérmicas. Preparada em pasta, serve como masticatório. Também indicada para o tratamento de erisipelas, escrófulas, sífilis, morféia e afecções tuberculosas.

Fonte: Epagri

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...