loading...
Como Plantar

Baboon flower

09:01:00



Antigamente a azulada e ligeiramente perfumada babiana, Babiana stricta da família Iridaceae era facilmente encontrada nos jardins do sul do Brasil, mas, infelizmente com o passar dos anos, as pessoas deixaram de lado o seu cultivo. 
Embora seja muito rústica  e de fácil cultivo, a Babiana durante sua vida passa por um período de repouso vegetativo, levando muitas pessoas a concluir que a planta morreu, desta forma muitas mudas foram erradicadas e não foram mais plantadas, desestimulando seu cultivo novamente.
No Brasil a Babiana stricta que é originária da África do Sul, ganhou o nome popular de Flor-de-veludo ou simplesmente Babiana, esse nome surgiu porque os macacos babuínos desenterravam seus bulbos se alimentavam e deixavam os restos descobertos por sob a terra.
A Flor-de-veludo é uma herbácea bulbosa que mede de 20 cm até 30 cm de altura e apresenta belas folhas plissadas em forma de um pequeno leque, ideal para ser cultivada em floreiras e vasos, além de sua forma habitual, em canteiros na forma de maciços e bordaduras.
Seu cultivo se faz a sol pleno ou meia sombra, com solo bem drenado, de preferência arenoso para evitar o apodrecimento dos bulbos e rico em matéria orgânica. É importante retirar seus bulbos da terra em áreas onde costuma chover muito no Inverno, guardá-los em local seco e arejado e replantar quando iniciar a sua brotação. 
No início da Primavera, surge uma bela inflorescência composta por muitas flores perfumadas que podem ser azuis e, raramente, rosa, liláses, brancas ou bicolores, já que a Babiana possui muitos cultivares e híbridos.
A propagação da Babiana pode ser feita através de sementes ou simplesmente retirando os bulbinhos formados ao redor da planta-mãe, respeitando o espaçamento no plantio de 8 cm, desta forma terá um melhor aproveitamento da planta quando adulta. 
É facilmente encontrada em viveiros de mudas e seu preço é baixo, a Babiana não é exigente quanto a adubação, apenas no período de plantio e floração.






Nome Científico: Babiana stricta
Nome Popular: Flor-de-veludo, Babiana, F
lor-de-babuíno ou Baboon flower 
Família: Iridaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Floração: Primavera
Porte: 20 cm a 30 cm 
Flores: azuis e, raramente, rosa, liláses, brancas ou bicolores
Solo: bem drenado, arenoso
Propagação: sementes ou bulbos retirados da planta-mãe
Mês de Propagação: Outono
Luminosidade: sol pleno
Regas: irrigar regularmente
Adubação: não é exigente
Curiosidade: passa por um período de dormência onde fica parecendo que esta morta

















Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...