O Bilimbi (Averrhoa bilimbi) é originária do sudeste Asiático e se tornou muito conhecido pelos moradores do norte do Brasil. A bela arvoreta de até 9 mts de altura possui copa muito ornamental, com folhas compostas de até 50 cm de comprimento, com 10 a 20 pares de folíolos de 10 cm de comprimento cada, que durante a Primavera e Verão fica ainda mais atraente com as pequenas flores purpuras escuras que surgem sobre o caule e ramagem, nascendo agrupadas em pequenos cachos.
Na época de frutificação do bilimbi a árvore fica ainda mais ornamentada com o contraste das flores com a grande quantidade de seus ácidos frutos alongados, que ao ficarem maduros apresentam tom verde-amarelado e tendem em apresentar um considerável aumento de vitamina C. Os frutos do bilimbi quando verdes são reconhecidos substitutos do limão para temperar carnes, peixes e no preparo de picles, condimentos e molhos, já ao natural são usados no preparo de compotas, geleias, vinagres e vinhos.
De clima tropical quente e úmido, o bilimbi aprecia solo rico em matéria orgânica e só não consegue se adaptar bem às regiões com Inverno muito rigoroso. Sua propagação se faz por sementes ou enxertia.
O bilimbi (Averrhoa bilimbi) ficou popularmente conhecido no Brasil por diversos outros nomes como, por exemplo, bilimbim, bilimbino, caramboleira-amarela, limão-de-caiena, groselheira, azedinha e limão-japonês. O bilimbi é pertencente a família Oxalidaceae, a mesma da carambola.
As palavras bilimbi, bilimbim e bilimbino originam-se do malaio balimbing. Caramboleira-amarela é uma referência a uma outra espécie do gênero Averrhoa, a carambola (Averrhoa carambola). Groselheira é uma referência à Ribes uva-crispa, também chamada groselheira. Em algumas regiões do Brasil a fruta é chamada de biribirí, especialmente na Bahia, onde é muito cultivada, especialmente em quintais e em agriculturas familiares em geral, onde seu fruto é apreciado na culinária no preparo de moquecas ou mariscados.
Curiosidades: A planta bilimbi é sensitiva noturna e fecha as folhas à noite para dormir (nictantes). O extrato etanólico de folhas do bilimbi tem ação antidiabética, contribuindo para a redução da taxa de glicose, bem como o teor de triglicerídeos no sangue.
Como Fazer Conserva de Limão Japonês
Acondicione em um vidro de boca larga, ponha sal a gosto e azeite doce até cobrí-los totalmente. Pronto tá feita sua conserva de biribirí.
Pode ser consumido na salada, como tira-gosto ou diretamente nas refeições.
0 comentários