loading...
Conheça as Espécies

Averrhoa bilimbi - O Limão Japonês

21:08:00



O Bilimbi (Averrhoa bilimbi) é originária do sudeste Asiático e se tornou muito conhecido pelos moradores do norte do Brasil. A bela arvoreta de até 9 mts de altura possui copa muito ornamental, com folhas compostas de até 50 cm de comprimento, com 10 a 20 pares de folíolos de 10 cm de comprimento cada, que durante a Primavera e Verão fica ainda mais atraente com as pequenas flores purpuras escuras que surgem sobre o caule e ramagem, nascendo agrupadas em pequenos cachos.
Na época de frutificação do bilimbi a árvore fica ainda mais ornamentada com o contraste das flores com a grande quantidade de seus ácidos frutos alongados, que ao ficarem maduros apresentam tom verde-amarelado e tendem em apresentar um considerável aumento de vitamina C. Os frutos do bilimbi quando verdes são reconhecidos substitutos do limão para temperar carnes, peixes e no preparo de picles, condimentos e molhos, já ao natural são usados no preparo de compotas, geleias, vinagres e vinhos.
De clima tropical quente e úmido, o bilimbi aprecia solo rico em matéria orgânica e só não consegue se adaptar bem às regiões com Inverno muito rigoroso. Sua propagação se faz por sementes ou enxertia.
O bilimbi (Averrhoa bilimbi) ficou popularmente conhecido no Brasil por diversos outros nomes como, por exemplo,  bilimbim, bilimbino, caramboleira-amarela, limão-de-caiena, groselheira, azedinha e limão-japonês. O bilimbi é pertencente a família Oxalidaceae, a mesma da carambola.
As palavras bilimbi, bilimbim e bilimbino originam-se do malaio balimbing. Caramboleira-amarela é uma referência a uma outra espécie do gênero Averrhoa, a carambola (Averrhoa carambola). Groselheira é uma referência à Ribes uva-crispa, também chamada groselheira. Em algumas regiões do Brasil a fruta é chamada de biribirí, especialmente na Bahia, onde é muito cultivada, especialmente em quintais e em agriculturas familiares em geral, onde seu fruto é apreciado na culinária no preparo de moquecas ou mariscados.
Curiosidades: A planta bilimbi é sensitiva noturna e fecha as folhas à noite para dormir (nictantes). O extrato etanólico de folhas do bilimbi tem ação antidiabética, contribuindo para a redução da taxa de glicose, bem como o teor de triglicerídeos no sangue.




Como Fazer Conserva de Limão Japonês

Lave bem os biribirís, em seguida corte em rodelinhas (também pode deixar inteiro) 
Acondicione em um vidro de boca larga, ponha sal a gosto e azeite doce até cobrí-los totalmente.  Pronto tá feita sua conserva de biribirí.
Pode ser consumido na salada, como tira-gosto ou diretamente nas refeições.





Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...