loading...
Como Plantar

Zimbro-rasteiro - Juniperus communis

21:09:00




Nome Científico: Juniperus communis
Nomes Populares: cedro, genebreiro, junípero, junípero-comum, zimbrão, zimbro, zimbro-anão zimbro-comum, zimbro-rasteiro e zimbro-vulgar.
Família: Cupressaceae
Distribuição geográfica: vasta área de ocupação ao longo de todo o hemisfério norte temperado, abrangendo assim a Europa, Ásia e América. Em Portugal, na Serra da Estrela, Peneda e Gerês.
Origem: Europa.
Porte: Altura até 6 metros, largura de até 2 metros.
Folhagem: Persistente.
Floração: Março-Abril
Tipo de solo: se adapta a todos os tipos de solo.
Clima: bem rústico resiste até -40°C
Multiplicação: sementes
Exposição: Semi-sombra ou ao sol pleno.
Curiosidade: Conífera que resiste à poluição e que pode ser utilizado no preparo de gim (bebida) ou vinho de zimbro, que deu hoje lugar à zimbrada de Genebra, internacionalmente conhecida.





Características e utilizações:
Esta pequena conífera que pode variar muito de tamanho, de pouco mais de 1 metro de altura no Brasil, cultivado na forma de arbusto e de até 6 metros de altura na Europa, em forma arbórea. É uma espécie muito resistente, visto que resiste tão bem ao frio como também ao calor. Os apreciadores da montanha estão habituados a encontrá-la em grande quantidade por quase toda a Europa. Os frutos azul-arroxeados do Zimbro-rasteiro demoram cerca de dois anos para amadurecer e ficam com a coloração bem forte, quase negra e são um grande atrativo para a árvore, já que mantêm-se durante quase todo o ano na planta, oferecendo um visual bem ornamental.
Outrora, a madeira do zimbro era utilizada na arte da escultura e também para defumar alimentos de forma artesanal. Dado o seu pequeno tamanho aqui no Brasil, pode se utilizar o zimbro-rasteiro em isolado nos jardins de pequeno porte.
O Zimbro-rasteiro é indiferente quanto ao pH do solo, prosperando em terrenos pobres e bem drenados. Tolera alguma sombra, mas o aconselhável é cultivá-lo em sol pleno. Tem um crescimento muito lento, crescendo poucos centímetros por ano e geralmente vive cerca de 100 a 200 anos. As suas bagas são alimento de aves como os tordos e são um ótimo abrigo para ninhos de pássaros em terras altas.
Atenção: Apesar de suas propriedades medicinais e condimentares, o consumo do fruto do Zimbro merece atenção e o consumo de doses elevadas pode causar lesões renais. Também não deve ser ingerido por mulheres grávidas. O uso continuado pode causar diarreia e não se deve ser consumido durante mais de 6 semanas.


Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...