loading...
Como Plantar

Turdus rufiventris

18:02:00



Quando preparamos um terreno para implantarmos um jardim quase sempre recebemos a vista do Turdus rufiventris, o famoso sabiá-laranjeira ou simplesmente sabiá, uma criaturinha muito especial. Freqüente nos jardins, o sabiá adora a etapa de preparo do solo, sempre em busca das mais apetitosas minhocas!
O sabiá aprecia também frutas como amora (Morus nigra), goiaba (Psidium guajava), caju (Anacardium occidentale), pitanga (Eugenia uniflora), mamão (Carica papaya), acerola (Malpighia glabra), jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e laranja (Citrus sinensis). Nas palmeiras como o jerivá (Syagrus romanzoffiana), a seafórtia (Archontophoenix cunninghamii) e o açaí (Euterpe oleracea) nunca faltam sabiás para se deliciarem com seus frutos. Árvores ornamentais como a cheflera (Schefflera actinophylla), a murta-de-cheiro (Murraya exotica), a magnólia-amarela (Michelia champaca) e a fruta-de-sabiá (Acnistus arborescens) também atraem a ave.
O mais interessante, é o seu jeito de prestar atenção nas pessoas, observando com seu olhar expressivo, parece querer comunicar-se, fica sempre bem pertinho.
Seu canto é característico e antecede o período das águas, bem parecido com um lamento, uma reivindicação, dando a impressão que pede mesmo por chuva.
Com tantas qualidades esta bela espécie cativa as pessoas, não é a toa que é a ave símbolo do Brasil.







Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...