loading...
Como Plantar

Turdus rufiventris

18:02:00



Quando preparamos um terreno para implantarmos um jardim quase sempre recebemos a vista do Turdus rufiventris, o famoso sabiĆ”-laranjeira ou simplesmente sabiĆ”, uma criaturinha muito especial. FreqĆ¼ente nos jardins, o sabiĆ” adora a etapa de preparo do solo, sempre em busca das mais apetitosas minhocas!
O sabiĆ” aprecia tambĆ©m frutas como amora (Morus nigra), goiaba (Psidium guajava), caju (Anacardium occidentale), pitanga (Eugenia uniflora), mamĆ£o (Carica papaya), acerola (Malpighia glabra), jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e laranja (Citrus sinensis). Nas palmeiras como o jerivĆ” (Syagrus romanzoffiana), a seafĆ³rtia (Archontophoenix cunninghamii) e o aƧaĆ­ (Euterpe oleracea) nunca faltam sabiĆ”s para se deliciarem com seus frutos. Ɓrvores ornamentais como a cheflera (Schefflera actinophylla), a murta-de-cheiro (Murraya exotica), a magnĆ³lia-amarela (Michelia champaca) e a fruta-de-sabiĆ” (Acnistus arborescens) tambĆ©m atraem a ave.
O mais interessante, Ć© o seu jeito de prestar atenĆ§Ć£o nas pessoas, observando com seu olhar expressivo, parece querer comunicar-se, fica sempre bem pertinho.
Seu canto Ć© caracterĆ­stico e antecede o perĆ­odo das Ć”guas, bem parecido com um lamento, uma reivindicaĆ§Ć£o, dando a impressĆ£o que pede mesmo por chuva.
Com tantas qualidades esta bela espĆ©cie cativa as pessoas, nĆ£o Ć© a toa que Ć© a ave sĆ­mbolo do Brasil.







Postagens Relacionadas

0 comentƔrios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...