loading...
Boas Iniciativas

Resíduos Diários

16:33:00





No decorrer de nossas atividades cotidianas não nos damos conta de que produzimos em média 1 Kg de diversos resíduos, a qual desses, cerca de 60 %  são resíduos orgânicos como, cascas de frutas, restos de alimentos cozidos, carnes, etc.
Infelizmente a grande maioria dos municípios brasileiros não oferecem um destino adequado para estes resíduos orgânicos que produzimos diariamente , sendo que, a grande maioria destes resíduos são depositados a céu aberto, nos chamados lixões. Os resíduos nesta situação acabam produzindo líquidos e gases que contaminam o solo, a água, o ar e inclusive pessoas e animais. Esses ambientes ainda acarretam outros problemas porque atraem insetos e ratos, que podem transmitir várias doenças graves.
Teoricamente a destinação correta destes resíduos é de responsabilidade do poder público e das empresas privadas, o que não impede a sociedade civil de contribuir para a resolução dessa importante questão ambiental.
A diminuição no desperdício de alimento pode ser uma atitude positiva onde todos podem contribuir. Cozinhar alimentos na medida certa ou utilizando-se das cascas, talos e folhas dos alimentos são medidas que contribuem para a diminuição dos resíduos diários que produzimos.
Outra atitude eficaz para a diminuição destes resíduos na Natureza seria a compostagem, que não é um processo complexo, porém demanda um pouco de cuidado, tempo e boa vontade. Simplificadamente a compostagem consiste na transformação de compostos orgânicos instáveis em compostos orgânicos estáveis, ou simplesmente a transformação de restos de comida, hortaliças, cascas de frutas em adubo orgânico. O processo é simples e pode ser feito até mesmo em pequenos espaços que estejam disponíveis.
Para se ter uma ideia dos benefícios que a compostagem caseira traz para o Meio Ambiente, numa residência onde vivem 4 pessoas,  ao final de um mês teremos aproximadamente 72 Kg de resíduos orgânicos produzidos  e cerca de 860 Kg de resíduos durante um ano. Uma vez feita a compostagem desses resíduos, estamos tratando localmente os nossos resíduos, produzindo adubo e deixando de destinar a aterros ou lixões uma quantidade significativa desses materiais.
Para se fazer uma composteira caseira é bem fácil e diversos modelos podem ser encontrados na internet.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...