loading...
Conheça as Espécies

O Que é Solo Rico em Matéria Orgânica?

15:33:00




Existe algumas dúvidas por parte das pessoas quando se menciona a expressão "solo fértil, rico em matéria orgânica...". Esta expressão é constantemente utilizada em postagens feitas em sites de flores, plantas e paisagismo e acaba causando algumas dúvidas no leitor, porém é bem fácil de
entender. Entende-se por solo a camada superficial da crosta terrestre, constituída por partículas minerais, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos e matéria orgânica entende-se, como os resíduos vegetais, animais e micro-organismos em constante processo de transformação, ou seja, a matéria orgânica faz parte do componente solo.
A matéria orgânica tem o poder de influenciar positivamente nas características físicas (densidade, porosidade), químicas  (liberação e fixação de nutrientes, regulação do pH, etc.) e biológicas (fonte de alimento e substrato para o desenvolvimento de micro-organismos, etc.) do solo.  
Embora a matéria orgânica encontre-se em quantidade reduzida (~4%) nos solos minerais, ela tem papel fundamental na melhoria de sua fertilidade e no aumento da produtividade vegetal.
A matéria orgânica diminui a fixação e a insolubilização do fósforo, portanto aumentando doses de matéria orgânica no solo, aumenta-se a disponibilidade desse importante nutriente para as plantas –  a matéria orgânica evita o maior contato do fosfato solúvel com óxidos e hidróxidos que o insolubiliza.
A única forma de armazenar o nitrogênio no solo é na forma orgânica, visto que as formas minerais são facilmente lavadas pela água da chuva.
A adubação orgânica permite abaixar a densidade do solo, tal efeito acontece devido a  densidade da matéria orgânica ser menor que a do solo (mineral). Um solo com boa densidade, significa um solo com boa aeração, e permite que as raízes se desenvolvam bem e absorvam água e oxigênio com mais facilidade.
O adensamento e/ou compactação de camadas de solo proporciona alterações no arranjo das partículas, diminuindo o volume de seus poros, aumentando sua densidade e a resistência mecânica à penetração de raízes, água e nutrientes, afetando também atributos químicos (disponibilidade de nutrientes), biológicos (desenvolvimento de microorganismos) e a rizosfera.
A matéria orgânica é uma importante fornecedora de enxofre para o solo. Do enxofre total encontrado nos solos, aproximadamente 50 a 70% estão na forma orgânica. Sendo assim, a  matéria orgânica é uma importante fornecedora desse macronutriente para os solos brasileiros.
As reações químicas da matéria orgânica produzem elementos capazes de reter nutrientes no solo, tais como: o potássio, cálcio, amônio, ferro, zinco, cobre, manganês. Dessa forma, ela evita a perda desses nutrientes durante a lavagem do solo pelas águas das chuvas. Outra responsável pela retenção desses nutrientes no solo são as argilas.
O emprego sistemático de adubo orgânico no solo, melhora a sua estruturação, devido aos materiais aglutinantes do húmus, que tem a propriedade de cimentar as partículas do solo (areia, silte, argila) formando agregados estáveis, responsáveis pela sua estruturação.
O húmus presente no solo impede alterações bruscas do pH do solo, beneficiando a vasta fauna benéfica que nele vive. A esse efeito é atribuído o nome de “poder tampão”.
Manter uma camada de material orgânico sobre o solo permite, a estabilização de sua temperatura superficial, sendo isso, fundamental para o desenvolvimento das raízes e dos micro-organismos; protege o solo da chuva evitando erosões e permitindo uma maior infiltração dessas águas; e ainda, conforme a decomposição do material orgânico ocorre a liberação de nutrientes minerais.
A matéria orgânica permite o desenvolvimento de micorrizas, associação mutualística entre fungos e as raízes dos vegetais, dessa interação resulta numa melhor absorção de nutrientes pelos vegetais.
Manter e acrescentar a matéria orgânica no solo possibilita a fixação de carbono, dessa forma, contribuí-se para a diminuição do chamado “efeito estufa”.
O emprego sistemático de adubos orgânicos contribuem para uma produção de vegetais mais resistentes, dispensando o uso de venenos, os quais são onerosos e fazem mal para saúde e o ambiente, permite, também, a reutilização de certos resíduos industriais, residências e agrícolas,  com elevada quantidade de nutrientes, e que quando mal utilizados provocam danos ambientais.
Os benefícios de um solo rico em matéria orgânica são imensos para o cultivo das flores e plantas.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...