loading...
Combate a Pragas e Doenças

Por que a Crotalária Combate a Dengue?

14:32:00



Muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito da Crotalária breviflora, uma espécie que promete acabar com o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, mas que ainda é pouco conhecida pela população brasileira.
Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos ou nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.
Os ovos da Libélula nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. A Libélula quando adulta também se alimenta de pequenos insetos, moscas e inclusive o Aedes Aegypti. Com a implantação de um círculo virtuoso em larga escala, onde a população e os órgãos públicos venham a cultivar a Crotolária breviflora, com o intuito de atrair as Libélulas para as áreas urbanas, é bem possível que se consiga acabar definitivamente com a infestação de Aedes Aegypti.
A Crotalária é uma planta pouco exigente durante seu cultivo, tanto em solo, regas e adubações, se tornando uma planta ideal para ser disseminada por todas as regiões do Brasil. A Crotalária possui grande potencial de fixação biológica de nitrogênio, propiciando crescimento rápido, sendo inclusive muito usada como adubo verde em rotação com diversas culturas, objetivando o enriquecimento do solo.
As libélulas depois de atraídas pela Crotalária botam seus ovos em água parada, dando início a centenas de novas larvas que consequentemente se tornaram Libélulas adultas. As larvas vivem debaixo d’água caçando e se alimentando de larvas de outros insetos, inclusive a do Aedes Aegypti.
As Libélulas são comedoras vorazes, comendo diariamente até 15% do seu peso, o que seria ideal nestes tempos onde a população do Aedes Aegypti parece crescer vertiginosamente.
As qualidades destas exímias caçadoras são constantemente alvo de estudos pelos pesquisadores de famosas Universidades em todo o mundo, que concluíram a eficácia das Libélulas em exterminar larvas de outros insetos enquanto também é larva, bem como no extermínio de outros insetos, moscas e mosquito enquanto adulta, mesmo em pleno voo.
Cabe agora a divulgação da importância desta bela planta e seus benefícios para o combate ao Aedes Aegypti.



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...