loading...
2016

Orquídeas - Mais Dicas e Cuidados

09:34:00




Muita gente acredita que Orquídeas são plantas muito difíceis de cultivar, não que seja fácil, mas as Orquídeas como todas as outras plantas, tem algumas necessidades básicas que precisam ser atendidas. Não podemos esquecer que a maioria das Orquídeas foram retiradas de um ambiente estável e com condições favoráveis ao seu desenvolvimento e claro na sua casa talvez você não consiga atender estas necessidades que a planta ou reproduzir o ambiente em que elas estavam acostumadas a viver.
Outro fator desfavorável para quem pretende cultivar Orquídeas é o desafio de reunir num mesmo local diversas espécies de Orquídeas com necessidades diferentes, sendo assim, uma ou outra variedade não irá se adaptar e acabará por perecer.
Para os iniciantes no cultivo de Orquídeas o melhor é apostar nas espécies que mais se adaptam ao clima da sua região, mesmo que você se apaixonou por alguma espécie lá do outro lado do mundo.
Cultivar Orquídea não depende de sorte, basta bom censo e paixão. Algumas das dicas abaixo podem ser esclarecedoras para quem esta iniciando seu pequeno cultivo de Orquídeas.





Casca de Pinus: Deve ser higienizado antes de ser colocado nos vasos de Orquídeas ou misturado ao substrato. Isso evita que fungos e bactérias que podem estar presentes na casca de pinus, contaminem suas mudas de Orquídeas.
Carvão: O carvão é muito utilizado no cultivo de Orquídeas, muita gente prefere criar sua receita de substrato ideal e na maioria delas o carvão é um ingrediente importante. Só utilize carvão virgem, ou seja, não podemos pegar carvão que sobrou do churrasco para colocar nos vasos de Orquídeas. O carvão que sobra na churrasqueira após o churrasco contém sal e gordura que pingou da carne.
Substratos: Procure pesquisar qual melhor tipo de substrato para a espécie que você pretende cultivar. Lembre-se que a maioria das Orquídeas brasileiras são epífitas (vivem em árvores) e nem sequer retiram seus nutrientes de substrato.
Procedência: Procure adquirir mudas comercializadas de forma legal, elas são mais fáceis de se adaptar ao ambiente de sua casa, nada de coletar mudas de Orquídeas no mato, com certeza você só irá perder tempo e ficar frustado, pois fatalmente esta irá morrer por causa da falta de condições que ela estava acostumada a receber em seu habitat natural, além claro, de prejudicar a Natureza.
Adaptação: Procure cultivar Orquídeas de sua própria região, a chance em obter sucesso é bem maior do que adquirir uma espécie de Orquídea que veio lá do outro lado do mundo.
Melhor Vaso: Não há dúvidas de que o melhor vaso para cultivar Orquídea seja o de barro. Mesmo assim muitas pessoas investem no cultivo da Orquídea no próprio vasinho plástico que ela veio. Aliás procure somente trocar de vaso se por acaso seja necessário fazer um replante da muda. Orquídeas não gostam muito de grandes mudanças.
Regas: A quantidade de água nas regas é fundamental para que sua muda se desenvolva bem, sabia que é mais fácil matar uma Orquídea com excesso de regas do que com a falta dela, então nada de encharcamentos. Mudas muito molhadas são mais propensas em adquirir doenças.
Luminosidade: Procure encontrar o melhor local para cultivar sua Orquídea, nada de expor a planta ao sol pleno, principalmente nas horas mais quentes do dia, procure encontrar um meio termo, pense que na Natureza elas vivem no mato e tente recriar ao máximo este ambiente. Lembre-se que com sombra demais a muda poderá morrer e quem sem sol a planta não irá florir.
Ventilação: A maioria das Orquídeas devem ficar em ambientes bem arejados e sem ventos fortes. Procure sempre pesquisar quais as melhores condições de cultivo para sua muda de Orquídea.
Pragas e Doenças: Fique sempre atento, fungos quase sempre aparecem por causa de muita umidade e falta de circulação de ar. Cochonilhas são outro problema para quem inicia um orquidário, elas aparecem do nada e quando você percebe já tomaram conta das mudas. Procure utilizar receitas caseiras e só em último caso utilize inseticidas industrializados.
Adubagem: Os mais utilizados são os solúveis em água. São facilmente encontrados em viveiros de mudas, floriculturas e até em supermercados. Pulverize a planta com a quantidade recomendada pelo fabricante e não se esqueça de molhar na parte de baixo das folhas, lá que estão os estômatos, que absorvem a água e os nutrientes.
Local Fixo: Depois que você encontrar o melhor local para sua Orquídea, evite ficar tirando ela de lá, ou seja, muita gente corre levar a planta para dentro de casa quando esta florida, prefira cultuar a beleza da flor no local onde ela floriu, com certeza a flor permanecerá por mais tempo embelezando a planta.
Identificação: Procure sempre identificar qual espécie de Orquídea você esta cultivando, assim será mais fácil encontrar ajuda de orquidófilos experientes ou fazer pesquisas na internet.
Informação: Procure conhecer o máximo de pessoas que cultivam Orquídeas e orquidários na sua região, a troca de informação é sempre benéfica tanto para os iniciantes, como também pelos experientes.



Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...