loading...
Como Plantar

Conheça o Laurotino

19:28:00




Nome Científico: Viburnum tinus
Nomes Populares: laurotino, viburno, folhado, mil-folhas
Origem: sul da Europa e região do Mediterrâneo
Família: caprifoliáceas
Porte: até 3 m de altura
Flores: pequenas, perfumadas e brancas ou branco-rosadas
Frutos: ovais com coloração azul-metálica, mas que não são comestíveis
Folhas: brilhantes na parte de cima e ásperas na parte de baixo
Características: arbusto lenhoso e florífero, com densas ramificações
Luminosidade: sol direto ou meia-sombra
Clima: Subtropical
Solo: drenado e rico em matéria orgânica
Podas: devem ser frequentes só para o controle de seu tamanho ou para formar topiaria
Propagação: sementes, alporquia ou estaquia
Regas: após o plantio constante, com o passar do tempo a cada 2 ou 3 dias
Curiosidades: na hora do plantio, é preciso podar os brotinhos mais novos para evitar que a planta desidrate facilmente.




O Viburnum tinus é seu nome científico e sua família botânica caprifoliáceas, mas em determinadas regiões do Brasil o Laurotino é conhecido como viburno, folhado ou mil-folhas.
O Laurotino é um arbusto europeu que se adaptou muito bem nas regiões sul e sudeste do Brasil, seus ramos crescem depressa e dependendo do seu uso no jardim (topiaria ou cerca viva) deve ser podado constantemente para manter a forma desejada sem causar nenhum dano, já que a planta aceita muito bem a poda. A poda pode ser feita em qualquer estação do ano apesar de muitos produtores preferirem a poda somente durante a lua nova.
As regas devem ser frequentes, o solo bem drenado e rico em matéria orgânica, para plantio do Laurotino em vasos, o ideal seria um substrato com cerca de 50% de terra vegetal e 50% humus de minhoca ou esterco curtido.
Para manter a planta sempre vigorosa é aconselhável a aplicação de NPK 10-10-10 a cada seis meses, cerca de 1 colher de sopa em cada planta espalhados ao seu redor.
O caule ereto e sua copa arredondada são atributos muito apreciados do Laurotino, que possui folhas sempre verde escuras em qualquer época do ano, suas flores que surgem na Primavera e duram até o Verão são um show a parte.
Composta por 5 pétalas brancas ou brancas-rosadas, as flores do Laurotino são perfumadas e se agrupam uma nas outras formando uma inflorescência arredondada, posteriormente se transformando em pequenos frutos de coloração azul-metálica chamados de drupas, que apesar de chamativos não devem ser consumidos por serem tóxicos.
Ideal para formar cercas vivas o Laurotino também é muito utilizado na topiaria formando belos jardins, atinge até 3 metros de altura, prefere o sol pleno mas se adapta bem a meia sombra, dispensa cuidados especiais e dificilmente sofre com ataque de pragas ou doenças.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...