loading...
Cactos e Suculentas

Como Reviver Planta Morta

10:01:00



A Selaginella lepidophylla é uma espécie de planta intrigante, pertencente ao grupo de vegetais lipocódios, um grupo que pouco evoluiu ao longo de milhões de anos, geralmente de pequeno porte e encontrados em quase todo o mundo, estima-se que esta planta esteja com sua evolução pouco alterada a cerca de 400 milhões de anos, a grosso modo, uma planta que esta entre a família dos musgos e as samambaias.
A lentidão na evolução não significa que seja uma planta menosprezada, pelo contrário, ela possui uma característica única que a distingue das demais, um traço evolutivo incomum que a torna capaz de sobreviver em ambientes extremamente desérticos.
Chamada popularmente de Rosa-de-jericó ou flor da ressurreição, esta curiosa planta cresce normalmente em ambiente desértico ou entre pedras, seja no Oriente Médio ou na América Central, no Texas ou Arizona, ao sul de El Salvador, locais onde é encontrada com mais frequência, mas em períodos em que a planta fica em ambientes com umidade perto de zero, algo impressionante acontece, a flor da ressurreição se encolhe de maneira a formar uma bola e com isso busca reservar um mínimo de umidade em seu interior.
Esta estratégia da Rosa-de-jericó é para garantir sua sobrevivência em condições climáticas mais favoráveis, para isso a planta se separa de suas raízes para que possa sobreviver por longos períodos sem nenhuma umidade e como não esta enraizada e sua folhas estão secas, ela se enrola na forma de bola, para que consiga se deslocar pelo deserto empurrada pelo vento, isso acontece até que consiga encontrar um local mais adequado para crescer e se reproduzir novamente.
Como a Rosa-de-jericó não consegue armazenar água como os cactos ou suculentas, ela entra num período de dormência que a faz parecer morta, esse processo pode durar anos, até que seu metabolismo seja novamente ativado com a presença de umidade.
Este processo em busca da sobrevivência pode ocorrer várias vezes, até que a planta encontre um ambiente onde possa extrair um mínimo de umidade, para se abrir novamente e retornar a vida. A Rosa-de-jericó ficou tão conhecida pela sua forma rara de se sobreviver que, atrai centenas de pessoas ao deserto em busca de suas bolas secas 'mortas', com objetivo financeiro, já que, a planta é extremamente valorizada no mercado paisagístico. É possível adquirir a bola da Rosa-de-jericó 'morta' e ressuscitá-la em casa, oferecendo o simples contato com a água, isso não é fantástico...
Se você é um fã da série The Walking Dead pode querer cultivar uma Rosa-de-jericó, que facilmente pode ser considerada como uma autêntica planta zumbi, uma planta morta viva.










Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...