loading...
Conheça as Espécies

Stenocarpus sinuatus

07:00:00




A Stenocarpus sinuatus pertencente a família botânica Proteaceae ficou conhecido no Brasil por diversos nomes populares diferentes, porém os mais conhecidos e difundidos são Roda de Fogo ou Árvore do Rotary.
Seus estames são vermelhos de anteras amarelas e as suas vistosas flores que parecem um círculo em chamas se tornaram seu principal atrativo. Essas notáveis flores que despontam do Verão até o Outono renderam a árvore australiana o sugestivo nome de Roda de Fogo.  A bela espécie também é conhecida como árvore do Rotary, pois veio dela a inspiração para a criação do logotipo do Rotary Club, que com o tempo se tornou mundialmente conhecido.
Atingindo mais de 9 metros de altura, esta bela árvore é de crescimento moderado, porém sua beleza exótica compensa a espera. No Brasil foi lançada há mais de 10 anos pelo produtor Luís Backer porém só agora os primeiros exemplares plantados no País estão começando a florescer.
A Stenocarpus sinuatus é multiplicada por meio de sementes ou estaquia, prefere o solo fértil e rico em matéria orgânica, mas com seu crescimento adapta-se a outros tipos de solos mais pobres desde que sejam bem drenáveis.




Nome Científico: Stenocarpus sinuatus
Sinonímia: Cybele sinuata, Agnostus sinuata, Stenocarpus cunninghamii, Stenocarpus sinuosus
Nomes Populares: Roda-de-fogo, Árvore-do-rotary
Família: Proteaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Austrália, Oceania
Altura: acima de 12 metros
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Regas: Frequentes
Multiplicação: Sementes e estaquia
Curiosidades: Esta espécie não possui perfume, porém produz néctar que atrai pássaros e insetos polinizadores.



Visite também nossos Blogs: MultifloraMulti VasosMais PlantasSegredo das OrquídeasRemédios da VovóPet de CasaReceitas TianastaciaJardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...