loading...
Cores e Formas

Caminhos e Passagens Criativas para o Jardim [ Parte 2 ]

18:49:00




Fazer caminhos ou criar passagens por entre as plantas e canteiros do jardim, é sempre um desafio que exige além de criatividade, muito dinheiro. Na maioria das vezes o preço dos pisogramas de madeira ou de concreto encontrados no mercado de paisagismo, são vendidos separadamente por unidades encarecendo muito o projeto, as pedras naturais por sua vez também não são muito baratas, já a ideia de concretar todo o caminho, não traz nenhum benefício ornamental para o jardim.
O uso de casca de pinus jogada por entre o caminho diretamente sobre o solo, não é aconselhável, pois é de baixa durabilidade e ainda por cima junta sujeira com facilidade. As pedras ou pedriscos jogados diretamente no solo possui a desvantagem de se misturar ao solo conforme recebe o pisoteio e a ação das chuvas, além de que, se forem na cor branca, com o passar do tempo adquirem aspecto de sujo. Se optarmos por cultivar grama nas passagens do jardim, corremos o risco de matar a grama por causa do pisoteio e além do mais a grama não deve ser plantada em locais sombreados. Então o que fazer?
Qualquer investimento que você faça em seu jardim é bem aproveitado. O retorno do investimento volta através da beleza que o local proporcionará. No caso dos caminhos e passagens por entre as plantas e canteiros do jardim, o que vai valer é o bom censo e o custo benefício que cada material para cada local.
Uma boa dica é mesclar materiais e aproveitar o que sua região do país pode te oferecer com o melhor preço, mas lembre-se, o principal ornamento do jardim é aquele que mais te agrada aos olhos, afinal quase todos os dias é com este visual que você terá que conviver.
O uso de tijolos, pisos cerâmicos, madeira, lajotas de concreto e até dormentes de trilhos de trem, são boas opções para realizar este tipo de ornamento.
Nas imagens abaixo vários tipos de materiais e soluções para cada tipo de jardim ( sombra, aclive, sol pleno, etc ), visite todos os links para ter acesso a todas as opções.



Veja Também:












Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...