loading...
2016

Ligustrum japonicum 'Texanum'

19:04:00




Belo e versátil, o Ligustrum japonicum 'Texanum' é uma espécie arbustiva pertencente a família botânica oleáceas e sua origem é desconhecida. De clima subtropical, o Ligustrum se adapta bem ao clima tropical de altitude.
Ideal para compor cercas vivas, o Ligustrum japonicum 'Texanum' é capaz de dar um toque bem especial a qualquer tipo de jardim, sendo seu principal atrativo o contraste entre o verde escuro das suas folhas mais antigas, com o verde limão de suas folhagens mais novas, causando um grande efeito ornamental.
Suas folhas pequenas e perenes formam uma massa compacta, que aliada ao crescimento lento fazem do Ligustrum uma excelente opção para topiaria.
É uma planta tão versátil que pode compor cercas vivas livres ou topiadas, ser cultivada como destaque no jardim ou combinada com coníferas, arvoretas e outros arbustos, como Azaléias e Rododendros. Não bastassem as suas folhas delicadas que mudam de cor, o Ligustrum ainda tem outro grande atrativo ornamental, que são suas pequenas e perfumadas flores brancas, que despontam durante a Primavera e deixam o arbusto ainda mais vistoso. Elas se agrupam em cachos de até 10 cm de comprimento, inclusive atraindo abelhas polonizadores para o jardim.
Curiosamente embora leve o termo japonês em seu nome popular, esse cultivar de Ligustro é de origem desconhecida e o termo técnico do seu nome científico 'Texanum', tem como principal motivo o fato da planta ser muito comum na região do Texas, nos Estados Unidos.
Planta de características subtropicais, o Legustrum pode ser cultivada em todo território brasileiro. Não é exigente em relação ao tipo de solo, adaptando-se tanto a terrenos arenosos quanto argilosos. O Ligustrum japonicum 'Texanum' é uma excelente opção para quem busca praticidade, pois passados seis meses após o seu plantio, nem mesmo regas são necessárias, isso porque nesta idade as suas raízes já são capazes de reter umidade da água das chuvas e suprir suas necessidades.
Seu desenvolvimento é rápido e desta forma as cercas vivas devem receber podas de 4 em 4 meses, para que não se deforme ou fique exageradamente acima do tamanho desejado.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...